FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- professorjorgeelias
- 16 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Dependendo do contexto o futebol pode ser um jogo ou uma brincadeira. A relação com a bola acontece desde a infância. O futebol está no imaginário e nas relações, seja na conversa entre amigos, na arquibancada torcendo ou mesmo participando ativamente em um jogo.
Mesmo que atualmente os campos de várzea sejam escassos, o futebol continua sendo o esporte mais praticado na forma recreativa, pois é possível jogar futebol em campos não apropriados.
No ambiente escolar o futebol é uma prática recorrente e em muitas instituições é a única experiência esportiva dos educandos, pois é de simples entendimento, relativa facilidade de percepção e exposto massivamente nos veículos de comunicação.
O futebol é um esporte amplamente masculinizado e a escola é o local onde é possível criar situações para desmistificar esta realidade, porém é perceptível que nas aulas de educação física existe a separação de gêneros, onde está intrínseco, erroneamente, que o futebol é um esporte para meninos.
Em alguns ambientes escolares observamos que o futebol é trabalhado de modo simplificado, colocando no campo de jogo apenas os alunos que gostam do esporte referido, ou tenham aptidão pela prática, segregando ao invés de unir os educandos. Esta prática discriminatória não oportuniza a todos os educandos a vivência desta modalidade, o que mostra a inversão pedagógica do esporte.
É importante significar a prática do futebol e contextualizá-lo com a realidade do local onde a escola está inserida, pois o professor não deve menosprezar o extramuros. O futebol de rua pode ser praticado na escola, assim como treinos específicos de técnica e tática produzidos em escolinhas e clubes de futebol podem ser realizados nas aulas de educação física, respeitando os limites do grupo. Assim o educador pode criar atividades com variações e adaptações para o contexto escolar.
A prática do futebol nas aulas de educação física torna-se relevante, pois auxilia na aquisição de autonomia dos alunos e entendimento de questões como respeito à diversidade, cooperação, compreensão às regras do esporte e convivência, estímulo ao desenvolvimento cognitivo e motor, entre outros.





Agora vou aprender sobre futebol. Muito boa a ideia Junior! Vai em frente que vai bombar. Bjo